Tuesday, March 6, 2012

Prove que é forte!


Boa tarde.

O anúncio que escolhi esta semana foi o da Super Bock Classic. O que me chamou a atenção nesta imagem (que pode ser vista em muitos Outdoors pelo País fora) foi a mensagem “Prove que é forte”. Este texto pode ser interpretado de pelo menos duas formas: Prove que você é forte (e beba esta cerveja); e Prove a cerveja, porque é forte.

A percentagem de álcool, que surge ao fundo da imagem, indica aos conhecedores e apreciadores de cerveja que Classic é realmente “mais forte” que as demais. No entanto, a meu ver, o primeiro impacto ou impressão que esta imagem provoca, mesmo para “experts” é o de desafio. Ou seja, o que se entende em primeira instância é: Prove que você é forte! A meu ver é mesmo esse o intuito da equipa criativa da Super Bock (caso contrário, e como abordado nas aulas do Professor Domingos Zau, na disciplina de Escrita Criativa, o texto estaria escrito de outra forma ou pelo menos com uma vírgula: Prove, que é forte).

A disposição dos elementos da imagem também está muito bem conseguida, como pudemos aprender nas aulas de Atelier de Comunicação Estratégica: Mensagem – Imagem do Produto – Descrição. A imagem está muito bem trabalhada (como é normal nas publicidades da Super Bock) e a combinação de cores, que são muito utilizadas por esta marca, resultam na perfeição. Sobressai ainda o facto que este tipo de cerveja ser novo (texto com fundo amarelo no canto inferior direito que contrasta com o fundo escuro).

Na minha opinião, a percentagem de álcool ao fundo da imagem pode servir para a Super Bock justificar a sua “provocação”. Caso ferisse alguma susceptibilidade, este elemento descritivo poderia servir como defesa da marca em como a sua mensagem não estava a apelar ao cliente que se alcoolizasse, mas sim a realçar a taxa de álcool. O texto na vertical em letras pequenas, do lado esquerdo, apela a que o cliente seja responsável e que beba com moderação (Se bem que, se não estou equivocado, esta mensagem deve constar nas publicidades a produtos com álcool).

André Pedrosa M4572

1 comment:

GG said...

«Para motivar ao consumidor a adopção de uma atitude responsável e dada a visibilidade da televisão, da imprensa e da publicidade exterior, as mensagens publicitárias veiculadas por estes meios devem conter a referência educacional “SEJA RESPONSÁVEL. BEBA COM MODERAÇÃO”, inscrita de forma claramente legível.»

Esta frase pertence ao Código de Boas Práticas na Comunicação Comercial das Bebidas Alcoólicas da APAN . Não é, portanto, uma norma do Código da Publicidade, com valor jurídico, mas sim do Código de Auto-regulação da Associação Portuguesa de Anunciantes.
Para aceder ao Código da APAN: http://www.apan.pt/?ref=detlegis&legis=40&ctg=10

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