Wednesday, March 28, 2012

Honda supermarket

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4i4gEaGTJUg

Em o meu novo post, nao vou falar de uma imagem o um spot. Esta semana chamuo a minha atençao uma peça de publicidade nao convencional, concretamente um elemento de publicidade no exterior. Para o lançamento de um novo carro a marca Honda disenhou um pequeno carro para pô-lo emcima da cinta da caixa, de maneira que faz o efecto do carro a caminhar.
É uma prova mais de como o ingenio supera muitas veces ao presuposto, uma ideia barata em su produçao pode ser mais efectiva do que uma ideia normal mais espetacular visualmente. Só falo da produçao porque nao sei quanto é que que costou  o espaço para pôr o mini carro. As lojas nao teinen tarifado isse espaço para publicidade, por tanto é uma negociaçao que se faz com cada uma separadamente.
O mais destacado desta publicidade é a originalidade  da agencia para resolver um problema de comunicaçao, chamar a atençao sob o novo produto e conseguir  a lembrança do carro, empregando elementos da vida cotidiana do possibel cliente. O aproveitamento de um espaço poco frequente para a publicidade junto com a transformaçao da cinta em uma estrad sao as chaves para que Hona gere um espaço na mente do seu consumidor potencial. A publicidade sorpresiva tende a ser efectiva

Tuesday, March 27, 2012

McDonalds à Portuguesa




O anúncio que me despertou interesse esta semana foi , como podem ver, o do lançamento do novo produto da McDonalds. Como sabemos, a McDonalds é conhecida por adaptar os produtos aos desejos dos consumidores, assim como à cultura específica de onde abrem restaurantes. No caso português, surgiram duas novas adições: o Mc Lusitano Paio, com parceria com a Nobre, e o McLusitano Queijo com parceria com a Terra Nostra. 
Considero uma iniciativa louvável de promover produtos nacionais, especialmente nos tempos que correm.
Relativamente ao logótipo, foi desenvolvido e assinado pela agência Brândia. John Alves, director de Marketing e Comunicação da McDonalds em Portugal descreve o logo como "beber de duas fontes: aquilo que é tradição portuguesa e um grafismo mais moderno, que representa aquilo que a sociedade portuguesa é hoje". 
Nos "rabiscos" do logo, é-nos possível distinguir a alusão ao ouro tradicional de Viana do Castelo e o Galo de Barcelos. Quanto ao grafismo, fica aberto para discussão se é, de facto, uma boa descrição de " aquilo que a sociedade portuguesa é hoje"!



Sofia Castro
M4571
















































Boa noite criativos!


Após algumas cansativas lutas para desvendar o mistério de como criar um post neste blog, lá me foi facultada a fórmula chave!
E, sem mais demoras, tentarei compensar os posts não publicados até então!
A publicidade que vos trago hoje, como poderão verificar pelo estilo gráfico e icónico das imagens, já não é propriamente recente.
Algo me chamou à atenção nestas publicidades da Lucky Strike, para além da característica "vintage" e "old school" que confesso apreciar: o slogan.
Como podem ver, o slogan é "It's toasted". Que relevância tem isso para uma marca de cigarros? Não faz tão mal à saúde? É mais suave? É um processo inovador que cria valor para a marca? Porquê o sucesso desta campanha? Pois bem, na verdade, e recorrendo à fonte da serie Mad Man, o tabaco ser tostado não é uma inovação nem sequer é algo que as outras marcas concorrentes não o façam. A magia aqui é dizer o que é feito! Colocar o consumidor a par do processo e, mais do que isso, tornar uma banalidade metódica desse mesmo processo em algo icónico para a história desta marca!
Fazendo alusão ao orador André de Paula, presente no ciclo de conferências Push, realizado na passada semana, para que haja sucesso é necessário que haja identidade, visão. A criatividade faz parte dessa visão, dessa identidade criada.
Neste caso, a Lucky Strike, com uma frase simples e com poucos subterfúgios, conseguiu criar essa identidade de forma única!


Mariana Pontífice

Monday, March 26, 2012

Super Bock


Boa tarde!
Não podemos dizer que este anúncio é propriamente novo, mas como esta semana nenhum chamou a minha atenção, decidi procurar um anúncio mais antigo que na altura que saiu despertou o meu interesse.
Esta foi uma das muitas, originais e simples campanhas da Super Bock, neste caso para o Verão.
São 3 anúncios que remetem para a praia, para o calor e para o que se espera ver nesta época. Na primeira imagem temos o rotulo da Super Bock a simular um bikini, na segunda um copo simulando um fio dental e na última uma carica dando-nos a imaginar um chapéu de praia. 
Todos os anuncios têm o nome da marca e o seu slogan bem como o site e "seja responsável, beba com moderação" um conceito sempre presente nas campanhas da marca, mas o logotipo não aparecem visivel em todos o que não faz com que as pessoas deixem de entender qual é a marca da campanha.
A simplicidade mas com clareza, muitas vezes é o que as pessoas esperam de uma marca e este é um exemplo muito claro de como uma marca consegue comunicar exactamente o que pretende sem se "esforçar muito". Esta tenta quase sempre adaptar os seus anúncio à epocas em que estes são colocados para o público fazendo assim despertar o interesse dos mesmo para a toma desta bebida. Pois seja em que ocasião for, ela estará sempre presente.


Cumprimentos,
Diana Santo Inocêncio

Wednesday, March 21, 2012


Boa noite a todos...

Para análise esta semana escolhi este surpreendente anúncio.
Uma conhecida marca de artigos desportivos resolveu demonstrar toda a sua "força e poder".
No lançamento de um novo modelo desportivo de calçado, tentam causar impacto com o público jovem revelando a sua vitalidade, que até toda a "terra sentirá".
A conjugação das cores faz destacar o logo da marca, o desenho do produto e o verde fluorescente cria uma maior emoção quebrando o sub-solo. 

Márcio Batista
M5232








Monday, March 19, 2012

Publicidade Institucional APCV


Boa noite,

Escolhi esta publicidade institucional que tem sido transmitida nos canais generalistas. Muito sinceramente o que mais me chamou a atenção neste anúncio, não foi o video em si, mas sim a mensagem.
Da primeira vez que o vi, nem soube o que pensar. Isto porque diz-nos que os portugueses estão muito tristes por causa da crise. Isso é evidente. Mas que é a cerveja que os vai salvar, trazendo felicidade... Nunca imaginei tal coisa.
Será o intuito deste anúncio o de aumentar o consumo de álcool, nomeadamente da cerveja? Não será pouco ético este tipo de publicidade, mesmo pertencendo à Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja?

Um pormenor interessante é que o texto: "Seja responsável, beba com moderação" surge enquanto as personagens estão tristes. Depois, quando o narrador fala em cerveja.. uma sorri e tudo muda. Posteriormente são enaltecidos os grandes feitos da cerveja.

Por muito mérito que a APCV tenha no aumento das exportações, criação de postos de emprego e etc, considero este anúncio pouco feliz.


Cumprimentos,
André Pedrosa
M4572

Sunday, March 18, 2012

Panasonic



“Captures everything.”
Advertising Agency: Hakuhodo, Jakarta, Indonesia
Regional Executive Creative Director: Woon Siew Hoh
Executive Creative Director: Ray Goh
Creative Director: Bee Lee
Art Director: Adam Pamungkas, Apiwat Pattalarungkhan, Agristo Satrio
Copywriter: Lucy Novita, Irvine Prisilia

Este é o anúncio que escolhi para esta semana. Trata-se de uma câmara de videovigilância da marca Panasonic.
No canto superior esquerdo surge a marca com o slogan "ideas for life". Por baixo ainda podemos ver o modelo do aparelho e outro slogan que é o da câmara "Captures Everything".
Em grande plano podemos ver o produto, cujo interior é um espaço de uma acção. Dois assaltantes furtam, por esticão, a carteira a uma senhora. Porém a moto, na qual se deslocavam, embate contra uma parede (que é o limite da câmara). De certa forma, a câmara permitiu que o assalto não fosse bem sucedido. Não foi a sua capacidade de gravar a situação, mas sim a "parede" que a compõe. Porém a ideia, que é expressada no slogan do produto, é reforçada: esta câmara permite captar tudo. Na minha opinião é um anúncio muito bem conseguido.
No canto inferior esquerdo podemos ver ainda o endereço de internet "panasonic.co.id".

André Pedrosa
M4572

Wednesday, March 7, 2012

P A P - Plano Automático de Poupança

Boa tarde...



O anúncio da semana escolhido foi da empresa Caixa Geral de Depósitos sobre o Plano Automático de Poupança (PAP).
            Numa altura de carência e em que tanto se fala da crise, o banco dos portugueses decidiu aproveitar esta fase mais complicada para a população e criar um novo anúncio divertido com três dos maiores humoristas portugueses: Bruno Nogueira, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme.
            Desta forma original a instituição tenta apelar à poupança dos portugueses com uma rentabilização automática das suas economias, utilizando os actores vestidos a rigor, lembrando a tão falada Troika, em mais uma das suas conferências de imprensa em forma de comunicado ao povo, mas informando os pacotes de poupança disponíveis.
            O cenário simples de uma sala de reuniões serve de fundo, ao mesmo tempo que ao centro da mesa de comunicado se encontra um símbolo circular lembrando uma moeda de 2€ mas com a informação do plano de poupança do banco, transmitindo a imagem dos importantes discursos americanos. 

Márcio Batista
M5232

Tuesday, March 6, 2012

Prove que é forte!


Boa tarde.

O anúncio que escolhi esta semana foi o da Super Bock Classic. O que me chamou a atenção nesta imagem (que pode ser vista em muitos Outdoors pelo País fora) foi a mensagem “Prove que é forte”. Este texto pode ser interpretado de pelo menos duas formas: Prove que você é forte (e beba esta cerveja); e Prove a cerveja, porque é forte.

A percentagem de álcool, que surge ao fundo da imagem, indica aos conhecedores e apreciadores de cerveja que Classic é realmente “mais forte” que as demais. No entanto, a meu ver, o primeiro impacto ou impressão que esta imagem provoca, mesmo para “experts” é o de desafio. Ou seja, o que se entende em primeira instância é: Prove que você é forte! A meu ver é mesmo esse o intuito da equipa criativa da Super Bock (caso contrário, e como abordado nas aulas do Professor Domingos Zau, na disciplina de Escrita Criativa, o texto estaria escrito de outra forma ou pelo menos com uma vírgula: Prove, que é forte).

A disposição dos elementos da imagem também está muito bem conseguida, como pudemos aprender nas aulas de Atelier de Comunicação Estratégica: Mensagem – Imagem do Produto – Descrição. A imagem está muito bem trabalhada (como é normal nas publicidades da Super Bock) e a combinação de cores, que são muito utilizadas por esta marca, resultam na perfeição. Sobressai ainda o facto que este tipo de cerveja ser novo (texto com fundo amarelo no canto inferior direito que contrasta com o fundo escuro).

Na minha opinião, a percentagem de álcool ao fundo da imagem pode servir para a Super Bock justificar a sua “provocação”. Caso ferisse alguma susceptibilidade, este elemento descritivo poderia servir como defesa da marca em como a sua mensagem não estava a apelar ao cliente que se alcoolizasse, mas sim a realçar a taxa de álcool. O texto na vertical em letras pequenas, do lado esquerdo, apela a que o cliente seja responsável e que beba com moderação (Se bem que, se não estou equivocado, esta mensagem deve constar nas publicidades a produtos com álcool).

André Pedrosa M4572

Monday, March 5, 2012

UNHATE - UCB








Boa noite a todos!!!

Então o anúncio que eu escolhi esta semana foi o da Benetton, um dos anúncios mais polémicos criado nos últimos tempos.
Pois é, esta foi uma campanha de protesto contra "a cultura do ódio" e "promoção do amor", aqui, juntaram vários líderes mundiais, políticos e religiosos e puseram-nos a beijarem-se na boca uns aos outros como "demonstração de amor", mais um anúncio para causar impacto como já estamos habituados a ver nesta marca.
Esta campanha foi lançada em Novembro de 2011, promovida pela fundação com o mesmo nome e dirigida pelo grupo Benetton.
O nome escolhido para a campanha, foi um trocadilho entre as iniciais de Nações Unidas(em inglês) e a palavra ódio, que quando encontradas juntas ficam com significado oposto.
A campanha teve um impacto brutal a nível mundial, pois foi falada, odiada, comentada, elogiada e criticada por todo o mundo, agora só resta que a mensagem da campanha seja entendida e que esse resultado seja cumprido.

Joana Pais

M5081

VolksWagen up!



Boa noite =)

O anúncio que eu escolhi para esta semana é um anúncio francês (localizado em Paris) que publicita o novo carro Volkswagen up!
Penso que os anúncios convencionais já estão um pouco "fora de moda" e já não despertam a atencão da população, por isso, o que poderá ser melhor do que um carro a subir as paredes de um prédio para despertar essa tão desejada atenção?

Pois é, a marca decidiu apostar num outdoor enorme dando a entender o quando o seu novo carro é mesmo pequeno e citadino. Para ajudar ainda mais à percepção, além de parecer que o carro está realmente a andar, colocou uma régua em escala gigante dando a entender que o carro tem apenas 3,5 cm, o que na realidade o valor está correcto mas em vez de ser em centímetros, é em metros. O anúncio contém ainda um o logotipo da marca (essencial em qualquer anúncio), o nome do carro e o seu slogan "C'est grand d´être petit" (que na versão portuguesa diz-nos "Ser pequeno é o máximo"). O que está escrito no final do anúncio não é perceptível mas como é habitual nos anúncios de carros, deverá conter informações sobre caracteristicas do mesmo.
Apesar de ser um anúncio extremamente original, continua a ter uma imagem simples como a VW sempre nos habituou. São anúncios assim que o consumidor espera encontrar na rua, com uma imagem clean mas chamativa, com pouco texto mas que transmite automáticamente a ideia que a marca pretende transmitir. Quando uma pessoa vai na rua, não é a quantidade de informação que lhe chama a atenção, mas sim a originalidade, que cria impacto.



Cumprimentos,
Diana Santo Inocêncio
M5073










Thursday, March 1, 2012

MAD MEN...








Boa noite a todos!

A publicidade que me despertou interesse esta semana foi a campanha de teaser da futura temporada da aclamada serie Mad Men. Infelizmente, como podem depreender pelas imagens, captou a minha atenção, assim como a de milhares de Nova Iorquinos, pelos piores motivos. 
Os responsáveis pela campanha alegam que se trata apenas de Don Draper a cair através do vazio, em grande tumulto, sendo uma metáfora para a vida da personagem principal. Esta imagem é, inclusive, visível no genérico da serie, desde o seu inicio, em 2007.
Porém, os outdoors foram colocados em inúmeros prédios espalhados por Nova Iorque. Sendo a cidade que nunca dorme, ninguém ficou indiferente e uma série de queixas tem sido feitas. Os criadores chegaram mesmo a ser acusados de explorar insensivelmente os acontecimentos do 11 de Setembro para promover a série.
Propositado ou não, a verdade é que a campanha gerou uma grande controvérsia e animosidade, assim como uma boa dose de publicidade negativa. É um excelente exemplo de como neste meio as coisas podem correr mal, se tudo não for cautelosamente planeado.

Sofia Castro
M4571