Thursday, May 3, 2012

Wall Street


Boa tarde!

Se há coisa que me cativa na Publicidade é sem duvida nenhuma a Criatividade. Transformar coisas óbvias em algo que as pessoas afinal não estão à espera é muito difícil e sem dúvida que isso só é conseguido nos bons anúncios.
Este, um anúncio simples e directo como os mupis e outdoors pedem, tem uma componente bastante engraçada que leva automaticamente as pessoas a pensarem que ali poderia estar escrito algo que habitualmente não se vê escrito nas ruas. Mas observando mais pormenorizadamente, chega-se rapidamente à conclusão que as aparências iludem. Um trocadilho muito bem pensado que, pelo menos a mim, me levou a rir. Mesmo que não se consigo perceber à primeira, acaba por despertar interesse às pessoas que o vêem, fazendo com que voltem atrás para o observar melhor.


Cumprimentos,
Diana Inocêncio

Wednesday, May 2, 2012




This week I have choosen a couple examples of a "new" advertising technique, in my opinion, really creative.  It is called ambush marketing, and it is based on taking advantage of some other company´s
 message to communicate yours. Usually is your bussines competitor who develope this kind of strategy, but as you can see on the previous pictures it is also done by totally unrelated enterprises.

Even though, both are effectives becouse call the consumer attention and reach their memory in an original way, when you use a message of your competitor to influence your audience, it get stick in the consumer´s brain in a stronger way.

Never the less, this technique generates some conflicts. Legally speaking, depending on the laws of each country this would be consider an unloyal competition method. In a communication perspective we have to be very carefully with what kind of message we are throwing, becouse it can be offensive for some consumers that we may lost forever. Finally from a logistic point of view it requires be  aware of every single ad, know for how long is the space hired, and have a production team able to produce outdoor ads fast enough to match our message with competitor´s, otherwise, it will mean waste a big advertising investment

This "new" kind of outdoor advertising is a great example to proove that not everything is done in adevertising and we all still can figure up new ways to reach effectively our target














Wednesday, April 25, 2012



Olá malta!
A associação da arte contemporânea com a publicidade das marcas foi o que despoletou a minha escolha por este anúncio da marca NIKE.
O anúncio em questão pertence à marca NIKE, que mais uma vez acompanha as novas tendências para que o seu produto continue fresco e inovador no mercado. A imagem da rapariga provoca no espectador uma sensação de levitação e, consequentemente de leveza relativamente ao seu estado de espírito e principalmente ao produto em questão, as sapatilhas.
O anúncio gera uma familiaridade imediata, dada a semelhança do conceito de sucesso, e desperta uma observação mais minimalista da imagem. 

O conceito inovador desta publicidade foi reproduzido a partir das fotografias da japonesa Natsumi Hayash, que obteve muito sucesso no início do ano pelas suas fotos. (em baixo)


Maria João Silva.

Wednesday, April 11, 2012



Boa tarde pessoal!

Apesar de não conseguir encontrar uma fonte concreta que prove a veracidade desta publicidade no que toca ao anunciante, não resisti em partilhar!
Sabemos de antemão a controvérsia associada ao nosso ex-presidente e à forma duvidosa como este se tornou engenheiro.
A junção desta "private joke" portuguesa com o universo Lego causou-me algumas gargalhadas!

Mariana Pontífice

Sunday, April 8, 2012

Depuralina Anticelulite




Boa noite!
Bem, se há anúncio que andou nas bocas de toda a gente esta semana, foi sem dúvida o da Depuralina Anticelulite. Nas bocas e em todas as paragens de autocarro por onde passei.
Digamos que este não é o anúncio mais elaborado do mundo, mas acho que sem dúvida conseguiu o seu objectivo. O que poderá haver de mais simples do que um anúncio com dois sofás? Penso que é a sua simplicidade que o torna tão eficaz. Demonstra muito bem a eficácia (só saberemos depois de experimentar, e depois de comprar já não haverá nada a fazer) do produto mesmo sendo com um produto que não será de todo aquilo que necessita realmente de Depuralina. Apesar de ser uma ideia simples, acredito que tenha dado algum trabalho a magicar o que se poderia associar ao produto. Contém apenas o copy essencial para  o público entender que o deve mesmo experimentar, reencaminhando-os para os pontos de venda.


Cumprimentos e continuação de uma Boa Páscoa,
Diana Santo Inocêncio

Wednesday, April 4, 2012

This week I bring to you a Lego action, promoting their new resort. Is a perfect sample of how the advertising have to be adapted to the corporative image. They claverly thought we have a powerfull image with some specific caracteristics, why don´t take advantage of them?
Is sorprising becouse we all think that to be notorious  in this overadvertised world, we have to be bigger than the others, but this ads show us how wrong we are. The key is not to be bigger but to be different. In this particular case is even more sorprising becouse they  get the difference being the opposite the audience expect: smaller.
It is true that may be they are loosing some public becouse of the size, but those who get the message will be really impacted by  this billboards. But even with that, they call our atention by an attractive design, and becouse we don´t expect anythinglike that in the streets.


The negative point is external. I mean, this advertising pieces ara really desirable, so probably it will be stoolen  very often, it is a luck the company can produce them and since they are so small, they shouldn´t be too expensives. Even though it is something that has to be calculated in order to know if the ROI satisfy them.


Mario Lerma.

Sunday, April 1, 2012

M&M's Easter


Olá outra vez:)

Então aqui está o meu segundo post da semana, como estamos na Páscoa, altura festiva, que nos remete o pensamento e vontade para os ovos de chocolate, amêndoas e variados tipos de doces, achei por bem este anúncio pascal da M&M's.
Este  é um anúncio já um pouco antigo, de 2008, feito pela conhecida agência de publicidade BBDO, um layout simples, mas original, porquê nesta altura não trocarmos os ovos e as amêndoas pelos deliciosos M&M's, que pelo menos estes não derretem nas mãos?!:))
Aqui fica a dica, espero que vos tenha aberto o apetite e desejo-vos:

Feliz Páscoa!!!

Joana Pais
M5081