Boa tarde.
O
anúncio que escolhi esta semana foi o da Super Bock Classic. O que me chamou a
atenção nesta imagem (que pode ser vista em muitos Outdoors pelo País fora) foi
a mensagem “Prove que é forte”. Este texto pode ser interpretado de pelo menos
duas formas: Prove que você é forte (e beba esta cerveja); e Prove a cerveja,
porque é forte.
A
percentagem de álcool, que surge ao fundo da imagem, indica aos conhecedores e
apreciadores de cerveja que Classic é realmente “mais forte” que as demais. No
entanto, a meu ver, o primeiro impacto ou impressão que esta imagem provoca,
mesmo para “experts” é o de desafio. Ou seja, o que se entende em primeira
instância é: Prove que você é forte! A meu ver é mesmo esse o intuito da equipa
criativa da Super Bock (caso contrário, e como abordado nas aulas do Professor
Domingos Zau, na disciplina de Escrita Criativa, o texto estaria escrito de
outra forma ou pelo menos com uma vírgula: Prove, que é forte).
A
disposição dos elementos da imagem também está muito bem conseguida, como
pudemos aprender nas aulas de Atelier de Comunicação Estratégica: Mensagem –
Imagem do Produto – Descrição. A imagem está muito bem trabalhada (como é
normal nas publicidades da Super Bock) e a combinação de cores, que são muito
utilizadas por esta marca, resultam na perfeição. Sobressai ainda o facto que
este tipo de cerveja ser novo (texto com fundo amarelo no canto inferior
direito que contrasta com o fundo escuro).
Na
minha opinião, a percentagem de álcool ao fundo da imagem pode servir para a
Super Bock justificar a sua “provocação”. Caso ferisse alguma susceptibilidade,
este elemento descritivo poderia servir como defesa da marca em como a sua
mensagem não estava a apelar ao cliente que se alcoolizasse, mas sim a realçar
a taxa de álcool. O texto na vertical em letras pequenas, do lado esquerdo, apela
a que o cliente seja responsável e que beba com moderação (Se bem que, se não
estou equivocado, esta mensagem deve constar nas publicidades a produtos com álcool).
André Pedrosa M4572
1 comment:
«Para motivar ao consumidor a adopção de uma atitude responsável e dada a visibilidade da televisão, da imprensa e da publicidade exterior, as mensagens publicitárias veiculadas por estes meios devem conter a referência educacional “SEJA RESPONSÁVEL. BEBA COM MODERAÇÃO”, inscrita de forma claramente legível.»
Esta frase pertence ao Código de Boas Práticas na Comunicação Comercial das Bebidas Alcoólicas da APAN . Não é, portanto, uma norma do Código da Publicidade, com valor jurídico, mas sim do Código de Auto-regulação da Associação Portuguesa de Anunciantes.
Para aceder ao Código da APAN: http://www.apan.pt/?ref=detlegis&legis=40&ctg=10
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